Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Columbiformes
Família: Columbidae
 Leach, 1820
Subfamília: Claravinae
 Richmond, 1917
Espécie: C. picui

Nome Científico

Columbina picui
(Temminck, 1813)

Nome em Inglês

Picui Ground-Dove


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Rolinha-picui

A rolinha-picuí é uma ave columbiforme da família Columbidae.

Seu nome científico significa: Columbina picuiAve columbiforme, rolinha.

Características

No nordeste, a plumagem é toda branca, vindo daí um dos nomes comuns. No Pantanal, domina um tom pardo-amarronzado. Na asa, a listra escura (iridescente, sob ótimas condições de luz) é característica. Ao voar, destaca-se a grande área branca da asa e outra área branca na cauda. Ao levantar voo, tais áreas brancas podem confundi-la com a fogo-apagou. Íris arroxeada, com uma fina listra escura até o bico. Tamanho: mede de 15 a 18 centímetros de comprimento, pesa de 45 a 59 gramas.

Subespécies

Possui duas subespécies:

Alimentação

Acostuma-se com a presença humana e beneficia-se de plantios de grãos, aumentando sua presença nas áreas de cultivo. Espécie sinantrópica nas suas áreas de ocorrência.

Reprodução

No período reprodutivo, constrói a pequena plataforma de galhos mal ajambrados característica da família. Os machos cantam intensamente e o som produzido é origem do seu segundo nome comum, também originário do nordeste. Dois ovos são postos, chocados pelo casal, que alimenta os filhotes até depois de sua saída do ninho.

Hábitos

É comum em regiões semi-abertas, capoeiras, beiras de matas mesófilas, matas secas, cerrados, plantações, campos e pastos sujos ou “tigueras”. Aparece nas proximidades da orla marítima nos campos litorâneos.

Vive em casais ou pequenos grupos, algumas vezes misturando-se às outras rolinhas. Ocupa ambientes abertos. Nas áreas de caatinga se reúnem em grandes bandos nas proximidades das fontes de água.

Predadores

Distribuição Geográfica

Apresenta uma ampla distribuição no Brasil Centro-Meridional.

Referências

Galeria de Fotos